Tudo o que ingerimos tem impacto direto sobre a nossa qualidade de vida. Por isso, trouxemos dicas para você melhorar os seus hábitos alimentares.
Manter-se bem hidratado é fundamental para o bom funcionamento do organismo e evitar doenças, como as pedras nos rins e na bexiga. Por isso, tente adotar medidas para tomar mais água durante o dia, como deixar uma garrafa ao seu lado durante o trabalho ou colocar cubos de gelo para manter o líquido geladinho por mais tempo.
As suas refeições são muito importantes. Por isso, coma devagar, saboreando e mastigando bem os alimentos, preferencialmente sentado à mesa. Nessa hora, evite distrações, como televisão e celular, aproveitando para focar na comida e nas pessoas com quem você está compartilhando o momento.
Na hora de escolher o seu cardápio, dê preferência aos grãos integrais (arroz integral, quinoa, grão de bico) em vez dos grãos refinados (farinha de trigo, arroz branco). Embora ambos apresentem uma taxa de carboidratos semelhante, os integrais têm vitaminas, minerais e fibras que são perdidos nos refinados.
Para manter um funcionamento mais saudável do organismo, introduza frutas e hortaliças em sua dieta. Elas são ricas em vitaminas e fibras, o que ajuda a diminuir os riscos de doenças, como hipertensão e diabetes. Além disso, o consumo desses alimentos está diretamente ligado com a longevidade, sendo aliados dos sistemas circulatório e digestivo, por exemplo.
Comer pequenas porções durante o dia, a cada 3 horas, ajuda a acelerar o metabolismo, o que faz as calorias serem queimadas pelo organismo em maior quantidade. Além disso, sem momentos de grande sensação de fome, a chance de comer mais do que o necessário diminui. Essa atitude também pode evitar problemas gastrointestinais, como o refluxo, além de melhorar o funcionamento do intestino.