As atividades físicas são parte fundamental do bem-estar e da qualidade de vida. Veja algumas dicas para você adicionar um pouco mais de movimento em seu dia a dia.
Fazer um alongamento de 15 minutos pela manhã ajuda a melhorar o funcionamento das articulações, além de dar mais flexibilidade aos músculos e dissipar a tensão. A prática ainda ajuda a enfrentar o dia com melhor humor e mais energia, além de auxiliar na postura e melhorar a circulação sanguínea.
Muitas vezes, a rotina semanal, com idas e vindas ao trabalho, não permite a inclusão de um horário para exercícios. Por isso, experimente fazer uma parte do seu trajeto diário a pé ou de bicicleta. Isso vai te ajudar a ter o tempo diário de exercício, reduzirá a tensão mental, além de ser benéfico ao meio ambiente.
Essa é mais uma atividade corriqueira que pode ajudar a introduzir um pouco de exercício físico ao seu dia a dia. O ato de subir e descer escadas trabalha diversos grupos musculares ao mesmo tempo, além de fortalecer o funcionamento do coração e do sistema respiratório.
Caminhar, na companhia de um animalzinho de estimação ou não, é um bom método de inserir um pouco de exercício em sua rotina, além de ajudar a dissipar as tensões do dia a dia. Experimente estabelecer um horário confortável todos os dias para sair de casa e exercitar os músculos.
Praticar atividades físicas é fundamental para manter a saúde em dia, retardar o envelhecimento, prevenir doenças e manter a forma. O ideal é ter cerca de 75 minutos de atividades de intensidade alta e 150 minutos de atividades leves e moderadas por semana. Para isso, nada melhor do que experimentar um novo esporte ou exercício, podendo, inclusive, praticá-lo em sua própria casa.
Essa dica é principalmente para quem trabalha em frente a um computador, mas também vale para as longas horas sentado em frente à TV ou mexendo no celular. O ideal é levantar e mexer o corpo a cada hora sentado, pois ajuda a manter as articulações e os músculos em movimento, evitando atrofias. Permanecer muitas horas em sequência sem movimentar o corpo pode acelerar o desenvolvimento de doenças circulatórias e ortopédicas.