Uma saúde equilibrada não diz respeito apenas ao corpo. A mente cumpre um papel fundamental para o bem-estar do organismo como um todo.
O uso de dispositivos eletrônicos, como celular, tablet, notebook e até televisão antes de dormir, prejudica a qualidade do seu sono. Isso porque a luz de espectro azul emitida pelas telas bloqueia a produção da melatonina, o hormônio do sono. Além disso, ficar imerso em atividades como navegar em redes sociais e manter conversas por aplicativos de mensagens até a hora de dormir faz com que sua mente tenha mais dificuldade para se desconectar, o que retarda o sono. Por isso, interrompa o uso de telas 30 minutos antes da hora de dormir e procure deixar seu quarto na escuridão completa, já que outras luzes também atrapalham a qualidade do sono.
Os exercícios de respiração são grandes aliados para diminuir o estresse, aliviar a ansiedade e até melhorar o foco na rotina diária. Para isso, sente-se com as costas eretas ou deite-se de barriga para cima e respire lenta e profundamente, sentindo cada inspiração e expiração. Tente inspirar pelo nariz e expirar pela boca, prestando atenção nos movimentos do seu pulmão e do diafragma. Uma rotina de 10 minutos diários impactará significativamente seu dia a dia.
A meditação envolve o treino da mente para que o foco total esteja na atividade, sem distrações ou pensamentos externos. Isso ajuda a aliviar o estresse do dia a dia, bem como diminuir efeitos da ansiedade, melhorar a memória e até prevenir a depressão. Com a meditação, também é possível ampliar o autoconhecimento e o autocontrole, uma vez que sua mente estará em sintonia com seu corpo.
Uma rotina para a hora de dormir é importante para atingir mais qualidade no sono. Isso porque você terá uma quantidade constante de horas de sono, podendo aproveitar o dia com mais energia e foco. Dormir pouco ou ir se deitar mais tarde do que o normal pode levar a cansaço e desânimo no dia seguinte.
Os livros são grandes aliados da mente. A leitura impacta positivamente no humor, aumenta a criatividade e melhora a memória. A atividade também auxilia no controle da concentração, além de expandir o vocabulário e estimular o pensamento crítico. Encontre um gênero de preferência e comece a encarar os livros como parte do seu lazer diário.
O simples ato de “jogar conversa fora” pode ser um poderoso aliado na hora de aliviar o estresse. Uma conversa com um amigo ou familiar em quem você confia para desabafar pode aliviar a tensão mental, melhorar o humor, fortalecer relações e até abrir caminhos para encontrar soluções para os seus problemas. E, fazendo isso, você também ajudará a pessoa do outro lado a ter os mesmos benefícios. Se não der para ser pessoalmente, experimente fazer uma ligação ou videochamada.
Cantar e dançar uma música, ir ao cinema, ao teatro ou a um show, sair com amigos: cada pessoa tem sua atividade de preferência, e todas elas são importantes para distrair a mente, aliviar o estresse e inspirar a criatividade. Escolha uma atividade e divirta-se!
Enumere cada coisa boa que existe em sua vida e agradeça por elas. Na vida de todo ser humano, existem coisas positivas e negativas. Hoje, queremos que você foque nas positivas, deixe seus problemas de lado e seja grato por cada uma delas. Pratique a gratidão!
A espiritualidade traz inúmeros benefícios para a saúde. Aqui, não estamos falando necessariamente de religião. A espiritualidade pode ser o conjunto de crenças que temos em relação à nossa existência e ao nosso relacionamento com o universo ou as reflexões que trazemos em relação ao nosso papel enquanto seres humanos e o reconhecimento de toda a dimensão ilimitada de nossa existência. Conecte-se com a sua essência. Fortaleça aquilo que te faz bem, de acordo com as suas crenças.